ANDERLE 2025

AGENDA . INSCRIÇÕES . GALERIA . EQUIPE . MÍDIA . DEPOIMENTOS

O projeto cultural “Oficina Percussão Catarina: a tradição bantu e as raízes do samba” tem como objetivo principal difundir os ritmos afro-brasileiros originários da tradição bantu que estão intimamente relacionados às raízes do samba, tanto pelos princípios musicais africanos como pela concepção cultural dos povos situados na região de Congo e Angola.

Neste sentido, prevê a realização de 08 oficinas de percussão afro-brasileira,  alicerçadas em experiências estéticas e artísticas, com suporte teórico; sendo 6 em cidades com até 50 mil habitantes, em três mesorregiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Norte e Vale do Itajaí. 

Conforme destaca o pesquisador Kazadi wa Mukuna, o samba é um exemplo da herança musical dos povos bantos situados no vale do rio Zaire, em especial da chamada “zona de interação cultural”, região que contempla as tradições musicais do Zaire, Congo e Angola.

Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024.