Luciano Candemil – Coordenador Geral e Professor ministrante das oficinas
Natural de Florianópolis, atua como músico, percussionista, compositor, professor, pesquisador e produtor musical. Luciano Candemil é doutor em música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) obteve as seguintes titulações: Especialização em Educação Musical, Licenciatura em Música e Bacharelado em Música (com Mérito Estudantil). Atua na música popular, em especial com os ritmos de matrizes africanas, participando de shows, gravações, elaboração e execução de projetos culturais, oficinas e workshops. Como compositor tem diversos prêmios em festivais, discos gravados e composições interpretadas por outros artistas. Na área acadêmica tem diversos trabalhos realizados em congressos nacionais e internacionais, bem como, vários artigos publicados nas principais revistas acadêmicas de música no Brasil (OPUS, ABEM, ORFEU), das quais também atua como parecerista. Em 2016 lançou o livro Didático Musical Percussão Catarina. Nos últimos anos teve diversos trabalhos culturais realizados por meio de editais de fomento cultural, a saber: Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú (2023, 2022, 2021, 2016, 2015, 2014) e Lei Aldir Blanc (2021/2022).
***************************************************************
Marcelo Fernández – Professor/músico assistente
Autodidata na percussão do ritmo afro-uruguaio do Candombe participa de vários grupos no Uruguai onde realiza apresentações como percussionista mestre de bateria de Candombe. Artesão mestre na confecção de tambores de diversos ritmos e culturas. Cursa atualmente o Conservatório de música popular de Itajaí, “Carlinhos Niehues” no terceiro período. Em 2023 recebeu premiações pelos projetos apresentados na Lei Paulo Gustavo municipal, a cidade de Penha e o prêmio de mérito à trajetória cultural pela Lei Paulo Gustavo estadual em Santa Catarina.
***************************************************************
Marcelo Almeida Professor/músico assistente
Professor Assistente: atua como Mestre de Capoeira, percussionista em grupo performático de Boi de Mamão tanto na música como nos bonecos. Experiência de dois anos e meio em Nova York, ensinando Capoeira e fazendo shows de Cultura Brasileira. Mestre Bolha, como é conhecido na Capoeira, tem uma sede em São Francisco do Sul, onde ensina Capoeira, Maculelê, percussão geral e toques de atabaque para terreiros. Mestre Bolha é diretor de arte na Escola de Samba Imperadores do Samba.
***************************************************************
Magno Pizon – Assistente de produção das oficinas
Brasiliense, multi-instrumentista, compositor e arranjador. Começou com a música aos 8 anos, com violão. Com 15 anos inicia aulas particulares em Florianópolis, integrando bandas de rock na mesma época. Com 21 anos se muda pra São Luís, no Maranhão, sendo convidado para a Banda da Escola de Música do Maranhão, dando início assim a carreira de músico profissional nos grupos folclóricos de São Luís, artistas locais, e as rodas de samba e choro. Em Itajaí forma-se no Conservatório Musica Popular Carlinhos Niehues. Participando dos grupos do Conservatório, como: Choro, Banda do Conservatório e Camerata. Em Itajaí, já acompanhou os artistas, Susi Brito, Bel Bandeira, Barbara Damásio, Andressa Flores, as Pastorinhas, entre outros. Atualmente está na banda Axé de Bar.
***************************************************************
Mariana de Castro da Silva – produção de fotos e vídeos.
Atua como fotógrafa desde 2021, com experiência em Ensaios Fotográficos, Fotografia de Shows/Eventos e Fotojornalismo, com suas fotografias publicadas em mais de 50 matérias. Experiência em voluntariado com cerca de três anos nas áreas de Produção Audiovisual, Marketing Digital e Social Mídia, na Instituição de apoio à criança e o adolescente, Instituto Sorrir. Atualmente cursa “Fotografia Como Negócio”, ministrado pela fotógrafa Isis Castro. No ano de 2023, participou de projetos culturais: PIC/FCC/SC e LIC de Balneário Camboriú.
***************************************************************
Lieza Neves – Elaboração de Projeto e Produção Executiva
Jornalista e produtora cultural há mais de 15 anos, com experiência na elaboração e execução de eventos culturais, como a Feira do Livro de Brusque (2009 – 2017), a Feira Caravanserai (2012 – 2015) e a Mostra Jogral (2017). Atuou como técnica do setor de Cultura no Sesc de Brusque entre 2004 e 2006 e foi Presidente da Associação Jogral de Arte e Cultura de 2012 a 2020. Na produção executiva de projetos – da escrita aos relatórios – aprovou pelo edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura a Circulação do espetáculo “Linhas e Tramas” (2017), a Pesquisa e Publicação “Vozes e Memória: o que os antigos falavam” (2019) e na edição de 2022 os projetos “Edino menino e seu violino” e “Vozes e Memória – Museu virtual ”, “Sobre Romeu e Julieta” e “Percussão Catarina”. Pelo edital da LIC de Balneário Camboriú escreveu os projetos e fez produção executiva dos projetos “Histórias Especiais – livro digital e audiolivro” (2021), seu volume II e “Dois de fevereiro – EP autoral” (2022). Em 2021 aprovou 8 propostas no edital da Lei Aldir Blanc de Santa Catarina e em 2020 foram 7 no edital da Lei Aldir Blanc de Brusque. Neste mesmo ano, redigiu e acompanhou a execução do vídeo-narrativa “Sob a lua cigana” pelo edital do Fundo de Cultura de Florianópolis e de 8 projetos em vídeo pelo edital SC Cultura em Sua Casa da Fundação Catarinense de Cultura, bem como do vídeo “Pastor de camelos” pelo edital RespirArte da Funarte. Pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Brusque, elaborou e executou a Montagem do espetáculo de narrativas “Aqui, lá, em qualquer lugar” (2015), a Circulação do espetáculo “Palavra de Mulher” (2014), a Mostra literária “Aprendendo a escrever de novo” e a Mostra de panôs “Orfeu Negro” (2012) e a Montagem do espetáculo “Faz de Conta” (2011), entre outros.
***************************************************************
Marcio Rodrigo Souza e Silva – Design gráfico
Formado em Música/Percussão (UFSM-2003) e atua na pesquisa e realização de projetos de edição sonoros e visuais. Realiza gravações em home studio para composições musicais e locução. Fez a captação de voz e mixagem da audiodescrição do filme “Por onde você anda?” (2022), da revista em quadrinhos “Cura”, do filme documentário “Canto ao Mar”, de 5 vídeos do 3° FestiRua Online (2021), e do filme “Vento Solar” (2019). Fez a edição de imagens e sonorização do vídeo “Pequenos Estranhos”, que integrou a Maratona Virtual de Florianópolis em 2020. Atuou na produção da websérie “Sob a Lua Cigana” (2021), realizada por meio do edital de Apoio às Culturas de Florianópolis. Como designer gráfico elaborou as artes de divulgação dos projetos “Histórias Especiais – livro digital e audiolivro”, “5 histórias para pequerruchos”, “Bruxas da Ilha”, “Re-verso delas” e “Som da História” (2021), “Desata: nós”. “hora do conto” e “Criatividade em processo” (2020). Em 2020 criou a produtora Casulo21 que atua na elaboração de projetos culturais e de comunicação em Santa Catarina.
***************************************************************
Thiago Furtado – Assessoria de imprensa
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre 2014 e 2015, assinou a coluna Varal Cultural, no Jornal O Combativo, com circulação nas cidades de Itapema, Bombinhas e Porto Belo, em que realizava entrevistas com artistas e produtores culturais, escrevia perfis de agentes de cultura, publicava crônicas e poemas. Possui trabalhos na área do jornalismo documental, com foco na preservação e valorização do patrimônio imaterial – sobretudo através do projeto Retratos de Porto Belo. Sua principal atuação, no entanto, é em assessoria de imprensa na área cultural. Já assinou a assessoria de imprensa de artistas da música, como as bandas Música Orgânica, Uniclãs, Grilo e os Mosquitos, Sarau Afro-Açoriano, Coletivo Tapera, e os músicos Gui Franzói, Vitor Soltau, Rômulo Carvalho, Luciano Candemil; eventos culturais, como o Bombinhas Blues Festival e o Projeto Som&Sol – Música na Rua; além de projetos como o Livro Histórias Especiais, da APAE de Balneário Camboriú, dos filmes Anônima e Vidas de Engenho, entre outros.
Os profissionais que realizarão o serviço de comunicação inclusiva (audiodescritor, intérprete de Libras, tradutor para linguagens acessíveis ou monitor para uso de instrumentos adaptados) serão contratados na ocasião das inscrições de cada oficina, de acordo com a necessidade apontada.