Materiais

Tablaturas para Percussão Popular: notação musical alternativa para atabaques da umbanda e do candomblé ketu (Luciano da Silva Candemil – UFPR – 2021)

Este trabalho apresenta a elaboração da Tablatura para Percussão, uma notação musical alternativa para os atabaques da umbanda e candomblé ketu. O objetivo foi desenvolver uma escrita para facilitar a aprendizagem dos ritmos tocados nos terreiros no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Surge da interface entre pesquisas sistemáticas, explorações informais, atividades de ensino/apren-dizagem e da experiência do campo. Conta com revisão bibliográfica da área da educação musical, etnomusicologia e de estudos sobre música afrorreligiosa. O modelo foi inspirado no sistema TUBS, de Koeetting, jogo da amarelinha, analogia da fita métrica; e em parâmetros musicais aplicados às músicas de matriz africana, como linha-guia. A Tablatura para Percussão tem uma grafia simples e sintética, com o mínimo de informações necessárias à execução musical.

Leia AQUI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Ressonâncias históricas das religiões afro-brasileiras em Santa Catarina: Florianópolis, Itajaí e Joinville (Luciano da Silva Candemil – UFPR – 2020)

Trata-se de um estudo sobre o processo histórico das religiões afro-brasileiras em Santa Catarina, em especial a umbanda e o candomblé na região entre Florianópolis e Joinville. Visando compreender por que estas religiões estão intimamente relacionadas, foi realizada uma investigação histórica amparada pelas lentes da etnomusicologia (BLACKING, 2000), antropologia (LAPLANTINE, 2012) e dos estudos culturais (GARCÍA CANCLINI, 2015). Diante da escassez de pesquisas sobre esta temática na região, foi adotada como estratégia o conceito das ressonâncias históricas. Foram utilizadas bibliografias locais da área da história, antropologia, etnomusicologia, ciências humanas e de afrorreligiosidades. Conta-se também com relatos orais e intensa experiência de campo. Por conta de fatores  geográficos, políticos e econômicos, detectamos que a história do candomblé em Santa Catarina passa pela umbanda, kardecismo, benzedeiras, curandeiros e pela figura do caboclo indígena, com vínculos no Rio de Janeiro e na Bahia. Diante das metamorfoses culturais, as religiões afro-brasileiras catarinenses são caracterizadas pela liberdade religiosa e pelo hibridismo doutrinal.

Leia AQUI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Reconstrução das melodias do candomblé ketu nº 194 e 201 da Coleção Camargo Guarnieri a partir do conceito de linha-guia (Luciano da Silva Candemil – UFPR – 2020)

Este artigo apresenta o processo de reconstrução de duas melodias de candomblé ketu coletadas por Camargo Guarnieri na cidade de Salvador, em 1937. Sob direção de Mário de Andrade, o trabalho de campo não contemplou o registro mecânico das melodias, tampouco foram anotados os ritmos dos instrumentos de percussão, considerados fundamentais aos rituais. Sendo assim, o estudo teve como objetivo evidenciar que as melodias nº 194 e 201, transcritas pelo maestro, possuem uma estrutura rítmica que é orientada pela linha-guia tocada no gã. Contando com uma revisão de literatura do conceito de linha-guia e da função musical do gã, as cantigas foram analisadas e confrontadas com teorias sobre a rítmica de matriz africana, como os conceitos de timeline, pulsação elementar, circularidade, bem como binarização de ritmos africanos. Posteriormente, foi criado um procedimento padronizado para o processo de reconstrução das melodias, com suporte teórico e prático, tendo o empirismo e a experiência do campo como pilares metodológicos. Embora tenha sido demonstrado que as linhas-guia servem de suporte rítmico para as cantigas do candomblé ketu, ficou evidente que a coleta de Guarnieri deu prioridade ontológica às melodias em detrimento do ritmo. Por outro lado, é possível concluir que a execução musical dos instrumentos de percussão envolve um certo grau de complexidade que merece ser destacado e pesquisado.

Leia AQUI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

O processo de ensino-aprendizagem musical do candomblé: cultura, educação e as práticas contemporâneas (Luciano da Silva Candemil – UFPR – 2019)

O presente artigo apresenta um estudo sobre o processo de ensino-apren-dizagem musical do candomblé, uma modalidade de religião afro-brasi-leira. Nesse contexto, a música exerce função comunicativa, participa de todos os rituais, bem como está intimamente relacionada com elementos extramusicais, como a dança e a mitologia dos orixás, as divindades afri-canas. Visando extrapolar os conteúdos cotidianos, o objetivo foi pesqui-sar as atividades musicais de uma cultura específica para fomentar uma reflexão sobre as práticas educacionais contemporâneas. Então, antes de avançar no universo religioso do candomblé, foi considerado oportuno, revisar os conceitos de cultura e educação para auxiliar na compreensão desse complexo sistema musical e cultural. Sendo assim, contando com a experiência de intenso trabalho de campo, foi realizada uma revisão bibliográfica tendo como suporte teórico autores das áreas da educação (Brandão, 2007; Machado, 2007); da educação musical (Arroyo, 2000; Kle-ber, 2006;); da etnomusicologia (Blacking, 2007; Almeida e Pucci, 2011); bem como, obras específicas sobre cultura (Tylor, 1871; Santos, 2006); e a respeito da música do candomblé (Prandi, 2005; Cardoso, 2006; Fon-seca, 2002); só para citar alguns. Portanto, mediante uma visão global do ambiente cultural do candomblé, almejamos trazer contribuições para uma educação musical contextualizada.

Leia AQUI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Panorama das pesquisas sobre a música do candomblé (Luciano da Silva Candemil – UFPR – 2019)

Este artigo apresenta um panorama do corpus acadêmico brasileiro acerca da música do candomblé. Tendo como base o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, busca-se identificar por meio de um estudo quantitativo a dimensão das pesquisas realizadas na pós-graduação brasileira sobre o contexto musical do candomblé ketu, com ênfase nos instrumentos de percussão e nos trabalhos realizados em Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2017, considerando do ponto de vista temporal todos os trabalhos abordados pela plataforma. Mediante um levantamento da produção recente na etnomusicologia e demais subáreas da música, procura-se fazer uma análise crítica e comparativa dos trabalhos encontrados. Sabendo da importância dos fatores extramusicais (BLACKING, 1995) para a compreensão de práticas culturais, as teses e dissertações das áreas da História, Antropologia, Sociologia e das Artes foram também contempladas. Os resultados obtidos demonstram a carência de pesquisas acadêmicas sobre a música do candomblé, em nível nacional, e a ausência de objetos estudados no estado de Santa Catarina.

Leia AQUI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CANDEMIL, Luciano da Silva.; Paiva, R.G. Percussão Catarina: catalogação de instrumentos e elaboração de material didático. In: XXIII Congresso da ANPPOM –  Produção de Conhecimento Científico, Artístico, Tecnológico e Filosófico na Área de Música: perspectivas e desafios atuais. Natal, UFRN, 2013. v. 01.

Leia AQUI

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CANDEMIL, Luciano da Silva.; Paiva, R.G. Instrumentos de percussão dos grupos folclóricos açorianos de Santa Catarina: classificação organológica e elaboração de material didático.. In: Congresso Internacional – A música no espaço luso-brasileiro: um panorama histórico. Lisboa, Universidade Nova de Lisboa, 2013. v. 01.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CANDEMIL, Luciano da Silva.; Paiva, R.G. Percussão Catarina: da investigação folclórica ao compartilhamento de dados. XXII Congresso da ANPPOM, 2012 –  Produção de Conhecimento na Área de Música. João Pessoa, UFPB, 2012. v. 01. p. 1776-1783.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CANDEMIL, Luciano da Silva.; Paiva, R.G. Instrumentos de Percussão dos Grupos Folclóricos de Santa Catarina: levantamento e catalogação. XXI Congresso da ANPPOM 2011.  Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2011. v. 01. p. 605-611.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

CANDEMIL, Luciano da Silva. Tánamão Tánopé Catopê é Tradição. In: Patrícia Bieging; Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht; Victor Aquino. (Org.). Formação de professores e práticas educativas. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2017, v. único, p. 347-366.

CANDEMIL, Luciano da Silva. A aprendizagem dos ritmos no candomblé ketu. In: Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht.. (Org.). Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016, v. 1, p. 242-258.

CANDEMIL, Luciano da Silva.; SILVA, J. V. . Jardim En-Cantado: material didático para a ampliação do repertório musical de alunos com transtorno do espectro autista. In: Patricia Bieging; Raul Inácio Busarello; Vania Ribas Ulbricht.. (Org.). Educação no plural: da sala de aula às tecnologias digitais. 1ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2016, v. 1, p. 186-200