Luciano Candemil – Professor ministrante das oficinas

Natural de Florianópolis, atua como músico, percussionista, compositor, professor, pesquisador e produtor musical. Luciano Candemil é doutor em música pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) obteve as seguintes titulações: Especialização em Educação Musical, Licenciatura em Música e Bacharelado em Música (com Mérito Estudantil). Atua na música popular, em especial com os ritmos de matrizes africanas, participando de shows, gravações, elaboração e execução de projetos culturais, oficinas e workshops. Como compositor tem diversos prêmios em festivais, discos gravados e composições interpretadas por outros artistas. Na área acadêmica tem diversos trabalhos realizados em congressos nacionais e internacionais, bem como, vários artigos publicados nas principais revistas acadêmicas de música no Brasil (OPUS, ABEM, ORFEU), das quais também atua como parecerista. Em 2016 lançou o livro Didático Musical Percussão Catarina. Nos últimos anos teve diversos trabalhos culturais realizados por meio de editais de fomento cultural, a saber: Lei de Incentivo a Cultura de Balneário Camboriú (2023, 2022, 2021, 2016, 2015, 2014), Lei Aldir Blanc (2021/2022) e Prêmio Elisabete Anderle (2022/2023).
>>>>>>>>>>>>>>>>
Cleyton Medeiros – Professor assistente

Natural de São José, é graduado no curso de Bacharelado em Bateria e Percussão pela UNIVALI, Licenciatura em música pela UNIVALI, pós graduando em Musicoterapia pela CENSUPEG. Atua na área de performance musical como músico percussionista participando de shows e gravações; como educador musical na rede pública e privada; como pesquisador em música e cultura com ênfase para as questões afro-brasileiras. Participa também de festivais e eventos específicos, ministrando oficinas e palestras sobre música e áreas afins. Tem um trabalho autoral lançado recentemente, o disco ELETRO CURIMBA, onde une a percussão brasileira com a tecnologia da música eletrônica. Em 2020 participou do projeto de gravação “Os ritmos do candomblé em Santa Catarina”, realizado em parceria com os músicos Luciano Candemil e Willian Camargo. Em 2023 é um dos professores do projeto Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, que está circulando pelo estado catarinense por meio do Prêmio Elisabete Anderle 2022. Atualmente tem participado de shows e gravações de música popular, com destaque para a banda Axé de Bar, de Itajaí.
>>>>>>>>>>>>>>>>
Willian Camargo – Professor assistente

Natural de São José, Santa Catarina, atua como músico, percussionista e professor de percussão popular, em especial com o universo dos ritmos afro-brasileiros. É alabê do terreiro de candomblé Ilê Axé Omin Babá Oxaguian. Desde 2021, ministra aulas de ritmos de candomblé como mestre oficineiro no “Projeto Arte e Cultura por toda São José”, via edital da Fundação Municipal de Cultura e Turismo. Em 2020 participou do projeto de gravação “Os ritmos do candomblé em Santa Catarina”, realizado em parceria com os músicos Luciano Candemil e Cleyton Medeiros. Em 2021 foi contemplado pela Lei Aldir Blanc em Santa Catarina com o projeto Oficina de Ritmos e Cânticos do Candomblé. Em 2023 é um dos professores do projeto Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, que está circulando pelo estado catarinense por meio do Prêmio Elisabete Anderle 2022. Atualmente tem participado de shows e gravações de música popular, com destaque para a banda Axé de Bar, de Itajaí.
>>>>>>>>>>>>>>>>
Magno Pizon – Monitoria das oficinas e produção das oficinas

Brasiliense, multi-instrumentista, compositor e arranjador. Começou com a música aos 8 anos, com violão. Com 15 anos inicia aulas particulares em Florianópolis, integrando bandas de rock na mesma época. Com 21 anos se muda pra São Luís, no Maranhão, sendo convidado para a Banda da Escola de Música do Maranhão, dando início assim a carreira de músico profissional nos grupos folclóricos de São Luís, artistas locais, e as rodas de samba e choro. Em Itajaí forma-se no Conservatório Musica Popular Carlinhos Niehues. Participando dos grupos do Conservatório, como: Choro, Banda do Conservatório e Camerata. Em Itajaí, já acompanhou os artistas, Susi Brito, Bel Bandeira, Barbara Damásio, Andressa Flores, as Pastorinhas, entre outros. Atualmente está na banda Axé de Bar.
>>>>>>>>>>>>>>>>
Thiago Furtado – Assessoria de imprensa

Jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Entre 2014 e 2015, assinou a coluna Varal Cultural, no Jornal O Combativo, com circulação nas cidades de Itapema, Bombinhas e Porto Belo, em que realizava entrevistas com artistas e produtores culturais, escrevia perfis de agentes de cultura, publicava crônicas e poemas. Possui trabalhos na área do jornalismo documental, com foco na preservação e valorização do patrimônio imaterial – sobretudo através do projeto Retratos de Porto Belo. Sua principal atuação, no entanto, é em assessoria de imprensa na área cultural. Já assinou a assessoria de imprensa de artistas da música, como as bandas Música Orgânica, Uniclãs, Grilo e os Mosquitos, Sarau Afro-Açoriano, Coletivo Tapera, e os músicos Gui Franzói, Vitor Soltau, Rômulo Carvalho, Luciano Candemil; eventos culturais, como o Bombinhas Blues Festival e o Projeto Som&Sol – Música na Rua; além de projetos como o Livro Histórias Especiais, da APAE de Balneário Camboriú, dos filmes Anônima e Vidas de Engenho, entre outros.
>>>>>>>>>>>>>>>>
Lieza Neves – Coordenação artística e Produção Executiva

Jornalista e produtora cultural há mais de 15 anos, com experiência na elaboração e execução de eventos culturais, como a Feira do Livro de Brusque (2009 – 2017), a Feira Caravanserai (2012 – 2015) e a Mostra Jogral (2017). Atuou como técnica do setor de Cultura no Sesc de Brusque entre 2004 e 2006 e foi Presidente da Associação Jogral de Arte e Cultura de 2012 a 2020. Na produção executiva de projetos – da escrita aos relatórios – aprovou pelo edital Elisabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura a Circulação do espetáculo “Linhas e Tramas” (2017), a Pesquisa e Publicação “Vozes e Memória: o que os antigos falavam” (2019), na edição de 2022 os projetos “Edino menino e seu violino”, “Vozes e Memória – Museu virtual ”, “Sobre Romeu e Julieta” e “Percussão Catarina” e em 2023 “Palavra Percussiva – circulação estadual”. Pelo edital da LIC de Balneário Camboriú escreveu e fez produção executiva dos projetos “Histórias Especiais – livro digital e audiolivro” (volumes I, II e III – 2021, 2022 e 2023) e dos EPs autorais “Dois de fevereiro” (2022) e “Um sonho para toda vida” (2023). Em 2021 aprovou 8 propostas no edital da Lei Aldir Blanc de Santa Catarina e em 2020 foram 7 no edital da Lei Aldir Blanc de Brusque. Neste mesmo ano, redigiu e acompanhou a execução do vídeo-narrativa “Sob a lua cigana” pelo edital do Fundo de Cultura de Florianópolis e de 8 projetos em vídeo pelo edital SC Cultura em Sua Casa da Fundação Catarinense de Cultura, bem como do vídeo “Pastor de Camelos” pelo edital RespirArte da Funarte. Em 2023 escreveu e aprovou 6 projetos no edital da Lei Paulo Gustavo D+ da FCC. Pelo edital do Fundo Municipal de Cultura de Brusque, elaborou e executou a Publicação do livro “Linhas e Tramas: processo criativo, costura de contos e alinhavos sobre contação de histórias” (2019), a Mostra Jogral – 10 anos e a Mostra Ué! (2017), a Montagem do espetáculo de narrativas “Aqui, lá, em qualquer lugar” (2015), a Circulação do espetáculo “Palavra de Mulher” (2014), a Mostra literária “Aprendendo a escrever de novo” e a Mostra de panôs “Orfeu Negro” (2012) e a Montagem do espetáculo “Faz de Conta” (2011). Em 2020 criou a produtora Casulo21.
>>>>>>>>>>>>>>>>
Mariana Castro – Social mídia

Graduada pela Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI), é fotógrafa e tem experiência com produção audiovisual, social mídia e atendimento ao público desde 2020.
>>>>>>>>>>>>>>>>
Marcio Rodrigo Souza e Silva – Design gráfico (site e material de divulgação)

Formado em Música/Percussão (UFSM-2003), além de instrumentista atua na pesquisa e realização de projetos de edição sonoros e visuais. Realiza gravações em home studio para composições musicais e locução. Fez a captação de voz e mixagem da audiodescrição do filme “Por onde você anda?” (2022), da revista em quadrinhos “Cura”, do filme documentário “Canto ao Mar”, de 5 vídeos do 3° FestiRua Online (2021), e do filme “Vento Solar” (2019). Fez a edição de imagens e sonorização do vídeo “Pequenos Estranhos”, que integrou a Maratona Virtual de Florianópolis em 2020. Atuou na produção da websérie “Sob a Lua Cigana” (2021), realizada por meio do edital de Apoio às Culturas de Florianópolis. Como designer gráfico elaborou as artes de divulgação dos projetos “Histórias Especiais – livro digital e audiolivro”, “5 histórias para pequerruchos”, “Bruxas da Ilha”, “Re-verso delas” e “Som da História” (2021), “Desata-nós”, “Hora do Conto” e “Criatividade em processo” (2020). Em 2020 criou a produtora Casulo21 que atua na elaboração de projetos culturais e de comunicação em Santa Catarina.