“Tive a alegria de participar como oficineira no 1º Festival de Percussão Afro-Brasileira TRA TUM DUM, em Balneário Camboriú, idealizado por Luciano Candemil. Foi uma experiência incrível de troca, aprendizado e celebração da cultura afro-brasileira, reafirmando o poder do ritmo, a força do samba reggae. Como cria do Pelourinho e do Maestro Neguinho do Samba, só agradeço por essa força da ancestralidade e da arte como instrumento de união e resistência.”
Cíntia Mendes – Mestra do Festival (Balneário Piçarras)
“O Festival Tra Tum Dum trouxe a todos nós educadores, músicos, estudantes e simpatizantes da Percussão um resgate das Afro Brasilidades. Tivemos um espaço de percussão coletiva e considero esse momento uma promoção importantíssima de acesso a instrumentos, contextos históricos e ritmo. Tudo isso nos garante a preservação de um patrimônio Rítmico que é a cultura afro-brasileira. O Festival nos conectou aos mais diversos profissionais da área percussiva, nos possibilitou vivência, prática e troca de saberes.”
Taynara Guedes – Educadora Musical, percussionista e participante do Festival (Blumenau)
“O TRA TUM DUM vem premiar essa caminhada em torno de aprender os tambores aqui no estado de Santa Catarina, por exemplo, pelo berimbau, pelo timbal, pelo maracatu, pelo samba-reggae, pelo candombe, é saber que aprender tambor é sempre saber que tem muita coisa ainda para se apropriar”.
Patrícia Constâncio – Participante do Festival (Penha)
“Participar do festival TRA TUM DUM foi uma experiência incrível! A energia dos instrumentos e o desafio de enfrentar novos ritmos me mostraram o quanto sou capaz. Foi uma oportunidade de sair da zona de conforto e descobrir o quanto é bom fazer o diferente. Aprender e participar de oficinas, conhecer pessoas novas e compartilhar experiências foi incrível. Estou grata por ter feito parte desse festival e por ter descoberto um pouco mais sobre mim mesma. Obrigada, TRA TUM DUM, por essa experiência inesquecível!”
Marga e Sá – Participante do Festival (Penha)
“Foi uma experiência muito apaixonante, conhecer e vivenciar diversas formas de percussão num evento só, nunca tinha participado antes. Fiquei super interessada e quero mais eventos como esse!!”
Silvia Fernández – Participante do Festival (Penha)
“O TRA TAM DUM foi uma experiência maravilhosa, como percussionista, é muito necessário”.
Marcelo Fernández – Mestre do Festival (Penha)
Muito legal, gostei muito de conhecer mais sobre maracatu e também ver outras formas de percussão brasileira.